Eduardo Pereira
Eduardo Pereira iniciou sua musicalização aos seis anos de idade no Conservatório Estadual de Música Renato Fratteschi em Uberaba-MG. Em 2010, ingressou no curso de Música Popular da Universidade Estadual de Campinas, contando com a orientação do professor e violonista Ulisses Rocha. Atualmente é mestrando na mesma Universidade na área de Estudos Instrumentais e Performance.

Como instrumentista de música popular, tem como destaques os seguintes trabalhos: “Picadinho da Velha” (2014), grupo que homenageou o centenário do compositor César Guerra Peixe no VII Festival de Choro da Unicamp e que lançou o disco “Choros de Guerra-Peixe” pelo Programa de Ação Cultural (ProAC), com direção de Nailor Proveta e Arranjos de Jayme Vignoli; “Orquestra de Choro Campineira”, o qual foi aprovado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) para gravação e circulação do projeto “Orquestra de Choro Campineira visita Laércio de Freitas”; em 2016, como bandolinista, Eduardo Pereira recebeu a premiação do 5º lugar no Prêmio Nabor Pires Camargo.
Com o grupo “Trio Macaxeira” se apresentou no VI Festival de Música Contemporânea Brasileira (FMCB) com o tema: “Nítido e obscuro: a pluralidade na obra de Guinga”, uma homenagem ao compositor brasileiro destacado no Festival; e realizou o projeto “Sentimentos” ao longo do ano de 2022, viabilizado através do ProAc Editais, que contou com a gravação do primeiro álbum autoral do grupo, além da circulação de shows e workshops por cidades do interior paulista.
Realizou algumas atividades formativas relacionadas à música brasileira: apresentou o workshop
“Prática do Cavaquinho Brasileiro e o Choro” em Funchal, uma cidade portuguesa na Ilha da Madeira em 2013; em 2019 o workshop sobre acompanhamentos no choro e seus ritmos correlatos no Conservatório Estadual Renato Frateschi, em Uberaba-MG; em 2022, o workshop “Prática de Conjunto em Ritmos Brasileiros” nas cidades de Socorro-SP, São José dos Campos-SP, Campinas-SP, Itapira-SP e Indaiatuba-SP, através do ProAc Editais; e ainda em 2022, através do ProAc Direto, a videoaula “Uma introdução à Prática do Cavaquinho”, direcionada ao público iniciante.
Suas atividades formativas e acadêmicas foram ampliadas a partir de 2020 com o ingresso no mestrado, na área de Estudos Instrumentais e Performance, na Universidade Estadual de Campinas, do qual realizou um recital-palestra no PERFORMUS’20 - VIII Congresso Internacional da ABRAPEM; e uma Comunicação-recital no XXX Congresso da Anppom, ambas sobre recursos técnicos utilizados por Hamilton de Holanda ao Bandolim de 10 cordas.
